(00351) 212 223 686
FGS - Contabilidade e Gestão,  Lda
  • Noticias

Email Informativo Janeiro de 2018

4/1/2018

0 Comentários

 
 
Até dia 31 de Janeiro de 2018
Comunicação de Inventários / Stocks

 
Quem é obrigado a Comunicar Inventário de Existências?

É obrigatório proceder à comunicação de inventário junto das Finanças. Esta obrigatoriedade aplica-se às entidades:

• Singulares ou coletivas;
• Com contabilidade organizada;
• Com sede, estabelecimento estável ou domicílio fiscal em Portugal;
• Com volume de faturação superior a 100 mil euros no ano anterior.

As empresas sem existências estão isentas de comunicar inventário. Devem apenas declarar essa situação no portal e-fatura.

Qual o Prazo de Entrega do Inventário?

Se o período de tributação coincide com o ano civil, o ficheiro de inventário de existências deve ser entregue até ao dia 31 de janeiro do ano seguinte. Neste caso, deverá comunicar o inventário de existências de 2017 até 31/01/2018.
Qual a estrutura de ficheiro de inventário?

Consulte e descarregue na nossa página www.fgs.pt ou no site da autoridade tributária
 
 
Orçamento de Estado para 2018, o que muda nos recibos verdes e regime simplificado?
 
Alteração no coeficiente de dedução automático:

A partir de janeiro de 2018, os coeficientes de dedução automáticos são reduzidos de 25% para 10% no caso dos recibos verdes; e de 65% para 50% no caso dos prestadores de serviços, tendo os restantes 15% que ser justificados com despesas.
No entanto, no caso dos profissionais liberais, passa a ser considerada uma dedução específica de 4104 euros que abate diretamente aos rendimentos de trabalho, o que faz com que apenas os profissionais com rendimentos superiores a 27 mil euros por ano (cerca de 2250 euros mensais) necessitem de justificar parcialmente as suas despesas para obter a dedução máxima prevista.

Despesas admitidas:

Para os profissionais que necessitem de justificar parcialmente as suas despesas para a dedução à coleta, deverão fazê-lo no portal E-fatura. São dedutíveis as despesas com transportes, combustíveis, encargos com imóveis, energia e telecomunicações, entre outras.
Haverá um campo no E-fatura que irá permitir indicar quais são as despesas pessoais, profissionais ou mistas (situação em que é automaticamente considerado que 25% da despesa corresponde a despesa profissional).
 
Alteração relativa á aplicabilidade do IVA ou Isenção segundo artigo 53º:

A passagem do Regime de Isenção de IVA previsto no art.º 53 do CIVA para o Regime Normal de IVA por motivo de ultrapassagem do limite de 10.000€ do Volume de Negócios, deve-se entregar a Declaração de Alterações durante o mês de Janeiro seguinte e esta Declaração só produz efeitos no mês seguinte, ou seja, Fevereiro. No entanto, como se processa o inverso, ou seja, a passagem do Regime Normal do IVA para o Regime de Isenção do art.º 53 do CIVA por não ter ultrapassado os 10.000€ de Volume de Negócios?
Também o prazo para entrega da Declaração de Alterações é o mesmo (Janeiro do ano seguinte), só que agora a produção de efeitos é logo o primeiro dia de Janeiro.
 

 Mudança de Regime de IVA por Obrigação:
Mudar o regime de IVA
O sujeito passivo pode pedir a alteração do regime de IVA normal de periodicidade trimestral para mensal, em janeiro, com a alteração a ter efeitos a partir de 1 de janeiro do ano da apresentação do pedido. Este pedido implica a permanência no mesmo regime por três anos.
Mudança automática
A alteração do regime de IVA normal de trimestral para mensal pode ocorrer automaticamente, por iniciativa da AT, que notifica o sujeito passivo com a data a partir da qual se aplica a mudança de periodicidade (desde 1 de janeiro do segundo ano seguinte ao da obtenção de um volume de negócios de 650.000 euros).

 
Copyright © 2018 FGS - Contabilidade e Gestão, All rights reserved.

FGS - Contabilidade e Gestão
Rua Bernarda de Lacerda 3A/B
Torre da Marinha / Seixal
Seixal 2840-423
Portugal

Fontes: AT / OCC / APECA / Economias / Vendus
 
 
 
0 Comentários

    Author

    FGS - Noticias em destaque, pretende ser apenas mais uma ferramenta no auxilio dos nossos clientes e parceiros, não substitui a consulta ás publicações oficiais nem as pretende substituir.
    Consulte-nos sempre para um melhor esclarecimento e condução dos assuntos aqui expostos.

    Archives

    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Setembro 2017
    Junho 2016
    Maio 2016
    Dezembro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Setembro 2014
    Maio 2014
    Novembro 2013
    Outubro 2013

    Categories

    Todos

    Feed RSS

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.